Jovens de Itatiaia que completam 18 anos já podem se alistar pela internet

Os jovens de Itatiaia que completam 18 anos neste ano têm até o dia 29 de junho para fazer o alistamento militar.  O procedimento é obrigatório e diferente dos anos anteriores, agora poderá ser realizado diretamente pela internet através do site www.alistamento.eb.mil.br.

 O alistamento já era unificado e realizado pelo sistema desde 2003, mas em uma plataforma off line. Agora poderá ser realizado via internet ou diretamente na Junta do Serviço Militar, através do preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado pelo Sermilmob.

Conforme explica o secretário da 148ª Junta Militar em Itatiaia, Mauro Ornellas Filho, em Itatiaia após o alistamento online é necessário que o jovem compareça ao local  para validar o alistamento.

  – A validação dos dados será efetuada na Junta logo depois do alistamento online, com a presença do jovem. Na oportunidade conferimos documentos e  se tudo estiver correto fazemos a impressão do Certificado de Alistamento Militar (CAM), explicou o secretário.

Pela internet o jovem poderá indicar a Força Armada ( Exército, Marinha ou Aeronáutica)  de seu interesse, ou seja na qual deseja servir,o que não significa que será atendido.

Para se alistar é preciso ter em mãos originais da Certidão de Nascimento ou RG ou CNH, CPF e comprovante de residência. Caso algum jovem esteja morando no exterior, deverá comparecer ao consulado para o alistamento, dentro do mesmo prazo.

  –  O cidadão poderá ainda acompanhar pelo celular, baixando um aplicativo de QR-CODE no qual acessará o status do seu processo, simplesmente apontando o celular para a figura no canto superior esquerdo do alistamento –  explicou Mauro Ornellas.

Os jovens que não se alistarem ficam impedidos de ingressar no serviço público, tirar passaporte entre outros. Também está previsto o  pagamento de multa de acordo com o tempo que o candidato deixou de se alistar.

A 148ª Junta Militar de Itatiaia é ligada a Secretaria de Ordem Pública  e  atualmente é coordenada pelo Tenente Weliton Lemos Rezende, delegado do  Posto de Recrutamento Milita da AMAN. A junta funciona na Rua Wanderbilt Duarte de Barros, nº 80, na sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública.  Mais informações podem ser adquiridas  pelo telefone (24) 3352 1151.