Capacitação é diferencial em tempos de crise, alerta secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa

Em tempos de crise econômica, a capacitação profissional é uma das alternativas para agregar diferencial ao trabalhador. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Barra Mansa, Agnaldo Raymundo, a qualificação é um mecanismo para que o empregado aprenda a fazer melhor e diferente aquilo que ele já faz e se destaque no momento de disputar uma vaga no mercado de trabalho.

– Hoje muitas vagas não são preenchidas pela falta de qualificação do trabalhador. Essa carência impede que o mercado absorva a mão de obra local. Importante destacar o potencial empreendedor que o trabalhador deve ter, principalmente diante do cenário socioeconômico do país. O empreendedor não deve apenas sonhar, pensar. Ele deve sonhar, agir e colocar em ação o que aprendeu por meio da inovação. O sonhador participa de várias capacitações, mas não coloca nada em prática. O empreendedor, ao contrário, aproveita o aprendizado e busca novas oportunidades”, destacou Raymundo.

OPORTUNIDADES – Em Barra Mansa, a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) oferece oportunidades de capacitação, por meio de cursos técnicos e profissionalizantes. Até às 18 horas da próxima sexta-feira (12), osaprovados no processo seletivo para o curso de técnico em informática da instituição devem confirmar a matrícula na Via Sérgio Braga, s/nº, no bairro Barbará.

No ato da matrícula, o candidato precisa apresentar cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, certificado de reservista, comprovante de residência, histórico escolar, diploma do Ensino Médio, publicação do Diário Oficial, tipo sanguíneo, com fator RH e três fotos 3×4. Se o candidato for menor de idade deve apresentar cópia do RG e CPF do responsável.

Inscrições para cursos de línguas e de qualificação profissional começam dia 19

Interessados em disputar uma vaga para o cursos de qualificação profissional e de línguas (espanhol e inglês) na Faetec devem ficar atentos ao prazo, que vai de 19 a 29 de janeiro. As inscrições, segundo a agente administrativa, patrícia Lopes da Silva, devem ser feitas no site da instituição pelo endereço www.faetec.rj.gov.br. “Quem tiver dificuldade deve se encaminhar até a nossa unidade para que possamos auxiliar no processo. A divulgação do sorteio das vagas está marcada para o dia 31. As matrículas devem ser confirmadas entre o dia 1º e 09 de fevereiro, mediante apresentação de cópia de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma foto 3×4”, enumerou Patrícia.

As vagas são destinadas para os seguintes cursos:

 – Assistente administrativo – 20 vagas – noturno

 – Soldador no processo eletrodo – 16 vagas – manhã

– Soldador Oxiacetileno – 16 vagas – noturno

Operador de torno com comando numérico computadorizado (CNC) –  16 vagas – noturno

 Windows 2 – 20 vagas – manhã

– Excel avançado – 20 vagas – manhã

– Francês intermediário – 20 vagas – tarde

– Espanhol básico – 40 vagas – tarde e noite

– Espanhol intermediário – 40 vagas – tarde e noite