Prefeitura e a autoridade policial se reúnem com moradores do Bairro Village

O prefeito Ailton Marques se reuniu na quarta, 10, com representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Polícia Militar (PM) e moradores do bairro Village para ouvir a população e prestar conta de ações em andamento para melhorar a segurança pública. Na ocasião esteve presente o tenente Rafael da PM; como representante da Polícia Civil, o inspetor Wlamir e ainda o comandante da Guarda Civil Municipal, Ronei de Souza Soares. Também marcaram presença o vereador Carlinhos Tchaia, o presidente do Conselho de Segurança Pública, Marcelo Costa e o vice-presidente da Associação de Moradores do Village, José Ademir Bitencourt.

Diante de quase 100 moradores que reuniram na quadra esportiva do bairro, o prefeito disse que serão instaladas 65 câmeras para o monitoramento da cidade e anunciou o reforço da frota de veículos da Guarda Municipal. “Também somos moradores e estamos bastante preocupados com os casos relatados no Village e em outros bairros de Porto Real por isso não vamos cruzar os braços e colocar a responsabilidade da segurança toda na polícia”, disse o prefeito que tem mantido encontros com os responsáveis da Delegacia de Polícia Civil e do Batalhão da Polícia Militar.

O presidente do Conselho de Segurança Pública, Marcelo Costa, afirmou que a reunião teve um retorno bastante positivo para os moradores. “Muitos tinham dúvidas sobre procedimentos a serem tomados junto às autoridades de segurança. A reunião foi bastante proveitosa nesse sentido. Muitas dúvidas foram sanadas. Quanto às ações de combate à criminalidade, sobretudo ao tráfico, estamos incentivando para que a população denuncie os pontos atingidos. Desse modo, junto às secretarias de Governo e de Assistência Social, em reunião marcada para o próximo dia 19, vamos elaborar projetos que possam combater essas questões. É necessário que a população também nos ajude a ajudá-la”, disse.

O secretário de Ordem Pública, Elias Vargas, também destacou a importância do apoio da população. “Precisamos de um trabalho calçado na cooperação e comprometimento com a nossa cidade. O reforço de nossa frota e o monitoramento por câmeras facilitará e ainda vai agilizar o trabalho de nosso efetivo. Para aprimorar ainda mais o trabalho, é fundamental o apoio de cada integrante da população, denunciando as ações da criminalidade”.

O comandante da Guarda Municipal, Ronei de Souza Soares disse que as melhorias serão fundamentais para impulsionar o serviço de rondas. “A chegada de novas viaturas aliada à instalação das câmeras de monitoramento vai auxiliar ainda mais as rondas comunitárias, deixando o efetivo da Guarda Municipal muito mais presente, mais próximo da população”.

O prefeito elogiou a iniciativa da Associação de Moradores de convocar a reunião e também pediu um maior entrosamento. “O assunto segurança pública é algo que tem me preocupado ainda mais atualmente. Tendo conhecimento dos últimos acontecimentos pela cidade, aumentou a importância de dialogar com o morador e conhecer em detalhes as situações de violência enfrentadas. Sabemos o quanto é difícil essa batalha contra a criminalidade e as consequências desencadeadas por ela. Por esse motivo, estamos trabalhando em conjunto com as forças de segurança”, destacou Ailton.

 

Conselho de Segurança Pública

 

Conforme informações do presidente do Conselho de Segurança Pública, Marcelo Costa, as reuniões do Conselho acontecem toda 3ª terça-feira do mês. A próxima está marcada para dia 16, às 19h, na Escola Municipal Sebastião Barbosa, no bairro Santo Antônio, em Bulhões. Quem desejar saber mais sobre o assunto pode entrar em contato com os telefones do presidente: (24)99907-7788 ou (24) 98811-6439.