Rede Municipal de Ensino planeja gestão democrática com novos diretores

Gestão participativa e democrática. É assim que a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo (SMECT) orientou que os diretores eleitos pela comunidade escolar desempenhassem seus mandatos.  No último dia 7 de dezembro aconteceu a eleição para a escolha de diretores e adjuntos das dez unidades educacionais da rede pública municipal, de acordo com a Lei Municipal 595 de 20 de setembro de 2017. Os candidatos eleitos apresentaram todas as exigências: possuir graduação em Pedagogia e/ou pós-graduação em Gestão Escolar ou Administração Escolar. O mandato de diretor é de 2 anos com o início dia 2 de janeiro de 2018.

A Escola Professora Eliana  Provazi tem como nova diretora, a professora Nívia dos Santos Antunes. Ela foi eleita com o maior percentual de votantes em toda a Rede Pública de Ensino. Aproximadamente 89% da comunidade escolar votou a favor de Nívia como nova diretora geral. “Não tenho dúvidas que devo essa vitória à comunidade escolar. Meu objetivo agora é manter essa gestão participativa, democrática, com apoio e envolvimento de todos. Estou muito animada e orgulhosa de ter profissionais excelentes e uma comunidade bastante acolhedora e participativa”, revelou Nívia, contando ainda sobre os planos para sua gestão. “Já estamos realizando alguns reparos nas salas de aula, como a pintura e outras manutenções necessárias. Mais uma novidade é que estamos tornando a secretaria um ambiente mais acolhedor. A recepção está passando por alguns ajustes na estrutura, visando essa proximidade com a comunidade escolar”.

Outras melhorias citadas por Nívia são: sala de leitura, recreio dirigido com atividades pedagógicas, horta escolar e fornecimento de material e capacitação para que os pais ou responsáveis atuem no suporte ao ensino em casa. E as novidades continuam. No dia 7 de fevereiro os profissionais de educação serão recepcionados com um café da manhã de boas-vindas, onde será apresentado o cronograma de atividades de 2018. Na ocasião eles receberão um kit individual com materiais a serem utilizados durante as aulas.

A comunidade escolar da Escola Maria Hortência elegeu o professor Edvan Nunes da Costa como novo diretor, com 82% dos votos. Um dos focos da nova gestão é o incentivo à cultura local. “Fui um dos primeiros alunos da Escola Municipal Jardim Real, que precedeu a Escola Maria Hortência, em 1990. Sou morador do bairro Jardim Real e conheço a nossa cidade. A gente só ama o que conhece e é pensando em resgatar esse amor pelo município que vamos incentivar nossos alunos a conhecerem a cultura local. Nossa meta é traçar ideias que resgatem outras culturas, não só a italiana, mas a mineira por exemplo, que é muito presente em Porto Real. Outro planejamento é usar o ambiente virtual a nosso favor, utilizando as redes sociais com informações de utilidade pública, trabalhando a grade curricular e ampliando os conhecimentos dos alunos.

Edvan revelou também planos como: resgate da história da Escola Municipal Jardim Real (precursora da Escola Maria Hortência Nogueira); incentivo ao diálogo junto à comunidade escolar; utilizar a cultura local como tema para as festividades da escola; entre outras atividades que estão sendo planejadas para o ano de 2018. “Na primeira semana de aula os professores receberão uma folha em branco onde abordarão suas reivindicações e vamos buscar atendê-las na medida do possível” completou o diretor geral.

“Iniciamos o ano de 2018 bastante satisfeitos com o comprometimento, e com a dedicação dos novos gestores. Eles vêm trazendo em suas gestões novos valores e posturas inovadoras. Visando a consolidação dos instrumentos que compõem uma gestão de fato democrática, reestruturando os conselhos escolares, criando grêmios estudantis, realizando atualização dos projetos políticos pedagógicos, etc. Estamos em uma perspectiva de mudanças, com mais transparência e diálogo com as comunidades, sempre buscando a consolidação de uma educação de qualidade para todos”, finalizou a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira.

Equipe

 

Escola Municipal Maria Hortência Nogueira

Diretor geral: Edvan Nunes da Costa

Diretoras adjuntas: Etelvani Batista dos Santos e Silvania Maria de Souza Marques Silva.

Escola Municipal Professora Eliana Provazi

Diretora geral: Nívia dos Santos Antunes

Diretoras adjuntas: Rhuana Helena de Sousa e Elen Germano Xavier