Chuvas deixam Defesa Civil de Barra Mansa em Estado de Alerta

A Defesa Civil de Barra Mansa está em estado de alerta após as chuvas da madrugada desta terça-feira (30). Segundo o órgão, o pluviômetro do Parque da Cidade registrou 33 ml de chuva. Ainda as 2:00 o Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) informou que o nível do Rio Barra Mansa estava se elevando; às 04:45 foi emitido alerta máximo sobre a situação, que culminou com o transbordamento do rio, por volta das 6:00, e o alagamento de parte da Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança. Às 8:45, o volume de água no rio começou a diminuir. A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para hoje é depancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. O site do Climatempo prevê mais 39 ml de chuva nas próximas horas.

O coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, explicou que durante o período de verão, quando normalmente ocorrem as pancadas de chuvas intensas, é realizado constantemente o monitoramento dos rios. “Acompanhamos principalmente o Barra Mansa, que frequentemente transborda e provoca o alagamento de ruas e residências da Rua Florianópolis”, destacou.

Serginho disse ainda que por volta das 05:45, a viatura da Defesa Civil trafegou pelas ruas do Nova Esperança com a sirene ligada alertando os moradores para que retirassem os carros da garagem e protegessem seus pertences, entre outras providências.

NÍVEL DOS RIOS

Segundo o Inea, o Rio Bananal está com 25% de sua capacidade e não representa riscos para a população. Enquanto a Represa do Funil, em Resende, está operando com 65% de sua capacidade de reserva e a vazão de 136 metros cúbicos por segundo, considerada normal. Já o nível do Rio Paraíba do Sul está em 1,96, comum para este período do ano.

Até o momento, não há registro de queda de árvores, barreiras e alagamento em outros pontos da cidade. Também não há informações sobre problemas relacionados à suspensão do fornecimento de energia elétrica.

Deixe um comentário