Volta Redonda faz mutirão de limpeza nas escolas para volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino de Volta Redonda voltam às aulas na próxima segunda-feira, dia 5. E a prefeitura de Volta Redonda está preparando o retorno dos estudantes, com um mutirão de limpeza em todas as unidades escolares. O serviço está sendo feito pela secretaria municipal de Infraestrutura (SMI). Ao todo, a rede municipal conta com cerca de 36 mil alunos, divididos em 104 escolas.

Na manhã desta terça-feira, dia 30, três equipes da SMI estiveram em unidades diferentes fazendo o mutirão: no Ciep Walmir de Freitas Monteiro, no bairro Santa Rita do Zarur; no Centro Municipal Integrado de Educação Pururuca, no bairro Santa Cruz; e na Escola Municipal Professor Lund Fernandes Villela, também no Santa Cruz.

Para Adeilson Pereira Maurício, que estava trabalhando na capina da escola municipal Pururuca, destacou a satisfação de contribuir para o retorno as aulas. “Minha filha também estuda na rede municipal, na Escola Fernando de Noronha, no Vila Brasília. A gente passou por lá e fez o mesmo serviço. É gratificante saber que estou colaborando para uma qualidade melhor no ensino não só para minha filha, mas para os alunos em geral”, destacou Adeilson, que presta serviços há seis anos para prefeitura.

O secretário de Infraestrutura de Volta Redonda, Toninho Oreste, destacou que ao todo são 12 equipes trabalhando simultaneamente nas unidades. “Esse mutirão de limpeza vai seguir até sábado, dia 3. Estamos fazendo capina, roçada, poda de árvores e outros serviços”, destacou o secretário.

Kit escolares e uniformes serão entregues em fevereiro

 

A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, lembrou o planejamento estratégico feito pela prefeitura de Volta Redonda para o retorno das aulas. “Vamos entregar os kits escolares para os alunos já na primeira semana de aula. Os uniformes, por sua vez, serão entregues a partir de 19 de fevereiro. A entrega desses kits são de grande importância social, já que vão gerar economia às famílias”,destacou a secretária.

Os alunos das creches vão receber agenda e mochila. Já os da pré-escola, vão ganhar agenda, estojo, giz de cera, duas massas de modelar e mochila. Os alunos do 1º ao 5º ano, por sua vez, receberão mochila, estojo, apontador, régua, agenda, tesoura sem ponta, borrachas, caixa de lápis de cor, lápis preto e caderno brochura. De 6º ao 9º ano, recebem apontadores, borrachas, caderno de desenho, cadernos universitários, canetas esferográficas, esquadro, estojo, tesoura sem ponta e transferidor.

Os uniformes também variam de acordo com a idade. Os alunos de educação infantil, especial e ensino fundamental (1º e 2º ano), vão receber uma calça, uma jaqueta, duas bermudas ou saias de helanca e três camisas. Alunos do ensino fundamental (3º ao 5º ano): uma jaqueta, duas bermudas ou saias de helanca e três camisas. Já os alunos de 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos: três camisas e uma camiseta para educação física.

Para o prefeito Samuca Silva, o planejamento estratégico do município foi fundamental para permitir que as crianças, já no início do ano letivo, recebam os kits de uniformes e de materiais. “Vamos entregar cerca de 36 mil kits escolares para os alunos da rede municipal. Tanto os materiais quanto aos uniformes são de excelente qualidade e vão contribuir muito para as famílias. Conseguimos isso com planejamento e gestão eficiente, seguindo os trâmites legais e com respeito ao dinheiro público.”, comentou o prefeito.

Deixe um comentário