Prefeitura de Barra Mansa inaugura reurbanização da Beira Rio nesta sexta-feira, dia 2

 Prefeitura de Barra Mansa inaugura nesta sexta-feira, dia 2, às 20 horas, o Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, na Avenida Presidente Getúlio Vargas (atrás da Câmara de Vereadores), no Centro. A bateria da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis animará o evento, marcando também a abertura do Carnaval 2018 no município.

Idealizada pelo prefeito Rodrigo Drable, a obra de reurbanização foi realizada pela Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) com materiais recuperados, reformados e que foram reutilizados. O local ganhou nova iluminação garantindo a segurança dos frequentadores, além de um espaço totalmente reurbanizado.

O projeto é de autoria do arquiteto e sub-diretor Executivo da Susesp, Marco Chiesse. “A obra não recebeu dinheiro, utilizou mão de obra própria e materiais reciclados ou doados. Mais uma obra que mostra a capacidade de realização com inteligência”, afirmou.

De acordo com ele, a intervenção era um pedido frequente da população. “Esta obra era aguardada com muito anseio pelos moradores, pois era uma área escura, que oferecia riscos contra a segurança. Com a iniciativa do prefeito Rodrigo Drable, a população ganhou um novo ambiente totalmente urbanizado e com um clima familiar”, destacou.

Ainda segundo Marco Chiesse, a urbanização contempla a faixa marginal do Rio Paraíba do Sul com vista para a Ponte Ataulfo Pinto dos Reis, mais conhecida como Ponte dos Arcos. “A obra abrange um calçadão ligando as avenidas Presidente Getúlio Vargas e Argemiro de Paula Coutinho, passando sob a Ponte dos Arcos, criando assim um local para a prática de exercícios entre a Câmara dos Vereadores e o Fórum sem precisar atravessar a rua”, explicou.

Além da urbanização e do calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, o local passará a abrigar nos próximos meses o novo terminal rodoviário, que será realocado da Rua Juiz Antônio Ciani, ao lado do Parque Centenário, para a Avenida Presidente Getúlio Vargas.

Para o prefeito Rodrigo Drable, a obra devolve um espaço de relevante importância cultural e de convivência aos barra-mansenses. “A Beira-Rio tem o melhor ponto de vista do cartão postal da nossa cidade, a Ponte dos Arcos, e estava abandonada. Agora está urbanizada e será um local ideal para um passeio com a família. Pretendemos transformá-la em uma rua de lazer aos domingos como acontecia no Corredor Cultural, mas que atualmente está fechado para obras”, destaca Rodrigo Drable.

Segundo o prefeito, o espaço reurbanizado promove o desenvolvimento múltiplo da cultura, lazer, esporte e economia, mas também da religião porque é nesse local que a imagem de Nossa Senhora Aparecida chega tradicionalmente de barco no seu dia 12 de outubro e segue para procissão.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, a revitalização da Beira Rio propicia uma nova área gastronômica na cidade. “A revitalização tem como objetivo de oportunizar e dar melhores condições para os empreendedores ambulantes do município que saíram da informalidade e se cadastraram junto à prefeitura e que ali poderão ter um lugar permanente de exercício das suas atividades econômicas”, reforçou.

Homenagem a Dama do Samba

O espaço gastronômico denominado Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, é uma homenagem a fundadora da Escola de Samba Acadêmicos Chacrinhas do Amanhã, criada na década de 70.  Referência no mundo do samba no município, Paula de Jesus Francisco faleceu em 22 de dezembro de 2017. A indicação em reconhecimento ao seu trabalho é do vereador Luiz Antônio Cardoso, aprovada em discussão única neste mês de janeiro.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, salienta que o calçadão Dama do Samba é uma forma de reconhecimento a cultura barra-mansense. “A personalidade do samba de Barra Mansa é a Dona Paula de Jesus Francisco. Destinar um espaço como esse, cartão postal da cidade, a uma das manifestações culturais mais importantes que nossa cidade tem é fundamental para o reconhecimento do samba que nunca ficou desamparado em nossa cidade”, destacou.

No sábado, dia 3, das 14 às 22 horas, e no domingo, dia 4, das 9 às 17 horas, serão realizadas rodas de samba no local, com praça de alimentação, brinquedos infantis e atividades recreativas para toda a família. No sábado, a partir das 18h o grupo Terreirão do Samba fará uma apresentação especial ao lado da intérprete e sambista Tia G. Durante os três dias de evento toda a programação será gratuita.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO CALÇADÃO DAMA DO SAMBA

Dia 02/02 (Sexta-feira) – Programação cultural – 18 às 23 horas

Inauguração do Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco com apresentação da Bateria da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis às 20h

Dia 03/02 (Sábado) – Roda de Samba – Calçadão Dama do Samba – 14 às 22 horas

Apresentação do grupo Terreirão do Samba com participação da sambista Tia G às 18h

Dia 04/02 (Domingo) – Roda de Samba – Calçadão Dama do Samba – 9 às 17 horas

Deixe um comentário