Prefeitura de Volta Redonda avança no planejamento estratégico

Cerca de 40 funcionários do Ippu-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda) participaram na manhã desta quarta-feira, dia 31, de uma reunião de capacitação sobre planejamento estratégico no auditório da autarquia, no bairro Aterrado. A palestra é um desdobramento do encontro anual de Estratégia Governamental e Análise de Políticas Públicas, realizado no último dia 13, envolvendo todos os secretários municipais, diretores de autarquias e outros representantes das secretarias.

“Várias pastas já estão fazendo esse movimento de reunir com a equipe, aprofundar a temática, pulverizar, multiplicar os conhecimentos que foram levantados no encontro anual. Queremos sensibilizar a equipe, mostrando para os funcionários como o plano estratégico pode ser compreendido no âmbito do IPPU”, explicou o secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Julio Andrade, que ministrou a palestra.

O encontro desta quarta-feira serviu para os funcionários entenderem o quê é um planejamento estratégico, porque deve ser feito, porque que tem que estar alinhado com o do Governo Municipal. “Eles preencheram formulários para determinarmos uma missão, uma visão e as ações que faremos em 2018”, contou Maria Ilma, presidente do Ippu.

Outras secretarias também já iniciaram esses desdobramentos. “Ao término dessa etapa, serão feitos mais reuniões temáticas com os mesmos grupos que foram trabalhados no encontro anual”, acrescentou Julio Andrade.

O prefeito Samuca Silva reforçou a importância do planejamento estratégico para que todas as áreas da administração pública trabalhem em sintonia. “No encontro anual, avaliamos o primeiro ano de governo e iniciamos o planejamento das próximas políticas públicas. Agora, vamos continuar pensando a cidade de forma estratégica para os próximos anos”.