Rodrigo Drable entrega Beira Rio urbanizada

Uma festa regada a muito samba, música e alegria, foi assim a inauguração do Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro de Barra Mansa na noite de sexta-feira, dia 2. A Cerimônia contou com a apresentação da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis e reuniu mais de cinco mil pessoas de acordo com a Guarda Municipal. Idealizada pelo prefeito Rodrigo Drable, a obra de reurbanização foi realizada pela Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) através de um projeto de autoria do arquiteto e sub-diretor Executivo da Susesp, Marco Chiesse.

Participaram da inauguração da reurbanização da Beira Rio o prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable acompanhado da primeira-dama Regina Borges Motta Costa; a vice-prefeita Fátima Lima; os deputados federais Alexandre Serfiotis e Deley; o presidente da Câmara dos Vereadores de Barra Mansa Marcelo Borges e o vereador Luiz Antônio Cardoso; o diretor executivo da Susesp, César Carvalho; o sub-diretor executivo da Susesp, Marco Chiesse; o prefeito de Rio Claro, José Osmar e de Pinheiral Ednardo Barbosa; o ex-prefeito de Valença Luiz Antônio Corrêa; o presidente da Câmara dos Vereadores de Resende Roque Cerqueira; os ex-prefeitos de Barra Mansa, José Renato e Roosevelt Brasil; e os quatro filhos de Dona Paula de Jesus Francisco, a homenageada da noite: Sidney, Regina, Reginaldo e Solange.

 

Rodrigo Drable afirmou que a reurbanização da Beira Rio era um sonho antigo e que agora conseguiu realizar. Pensando na segurança dos frequentadores, o local ganhou nova iluminação e contará com a presença 24 horas da Guarda Municipal e monitoramento feito por câmeras do Centro Estratégico de Segurança Pública (CESP). “Quando fui vereador eu via a Beira Rio abandonada e mal utilizada, mas eu enxergava nessa área um lugar onde nós poderíamos trazer nossas famílias e resgatar valores que com o tempo estão se perdendo como amar a cidade em que a gente vive”, salientou.

 

Ele destacou que a obra foi feita com materiais recuperados, reformados e que foram reutilizados, além do espaço reurbanizado. “Ela custou para a cidade o suor de nossos funcionários da Susesp e do Saae. Todo material foi doado ou reciclado. Os postes foram reutilizados da antiga Praça da Matriz, o piso nós recolhemos de obras que haviam sobrado. Isso aqui é um exemplo de que as coisas podem melhorar e depende de quanto cada pessoa pode fazer. Essa cidade não é minha, é cada um de nós”, afirmou.

 

O prefeito reverenciou a figura de Dona Paula de Jesus Francisco e afirmou que o calçadão eterniza a Dama do Samba Barra-Mansense. “Dona Paula foi um ícone e a cidade tem sua história feita por pessoas que doaram sangue. O mínimo que nós podíamos fazer é eternizar o nome dela. Nós fizemos questão de criar um pequeno palco ao longo do calçadão para que a população possa ouvir uma música de qualidade contemplando o Rio Paraíba do Sul e relembrando a importância de Dona Paula para nossa história e cultura”, concluiu.

 

A Avenida Presidente Getúlio Vargas foi construída e inaugurada pelo então prefeito de Barra Mansa Moacyr Chiesse, pai do sub-diretor da Susesp e responsável pela obra, Marco Chiesse.  Segundo ele, a intervenção era um pedido frequente da população. “É com imensa satisfação e orgulho estar aqui ao lado do prefeito Rodrigo Drable inaugurando a revitalização dessa avenida. Agradeço a todos os parceiros que contribuíram para que de alguma forma essa obra se tornasse realidade”, disse emocionado.

 

O deputado federal Deley parabenizou o prefeito Rodrigo Drable pela gestão. “Mais do que reconstruir essa cidade, é resgatar o orgulho de quem mora em Barra Mansa. O Rodrigo está mudando a cara da cidade. Ele tem nos procurado e nós estamos sempre dispostos a ajudar”, declarou. O deputado federal Alexandre Serfiotis disse que se orgulha de estar ao lado do prefeito Rodrigo Drable que é um dos prefeitos mais atuantes em Brasília buscando recursos para melhorar Barra Mansa. “O prefeito Rodrigo Drable tem recuperado o orgulho dessa cidade. Ela tem ficado cada vez melhor. Essa obra, por exemplo, traz vida para a cidade assim como a integração do Parque Centenário e do Palácio Barão de Guapy e da Praça da Matriz”, destacou.

O vereador Luiz Antônio Cardoso e um dos principais organizadores do Bloco do Boi, foi o responsável pela indicação na Câmara de Vereadores do nome do calçadão, aprovado em discussão única neste mês de janeiro. “Eu estava conversando com o prefeito sobre a necessidade de melhorar o ambiente na Beira Rio e ele me disse que gostaria de fazer desse lugar uma área de lazer popular. Por sugestão dele esse lugar se chama Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco. Uma mulher sempre disponível para ajudar, criou a Acadêmicos do Chacrinha e para incentivar as crianças na escola deu início a Chacrinhas do Amanhã. Um verdadeiro exemplo de mulher guerreira que tenho orgulho de ter conhecido”, finalizou.

Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco

O espaço denominado Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, é uma homenagem a fundadora da Escola de Samba Acadêmicos do Chacrinha e do grupo infantil Chacrinhas do Amanhã, criados a partir da década de 70.  Referência no mundo do samba no município, Paula de Jesus Francisco faleceu em 22 de dezembro de 2017 aos 86 anos.

Segundo Regina Dalva Francisco, uma dos quatro filhos de Dona Paula de Jesus Francisco, saber que o calçadão, onde no dia 12 de outubro a imagem de Nossa Senhora Aparecida chega para procissão terá o nome de sua mãe, devota fervorosa, lhe deixou bastante emocionada. “Eu fiquei muito emocionada pela homenagem tão linda a minha mãe. Hoje nós estamos imortalizando minha mãe. Tenho certeza que ela estaria muito feliz se estivesse aqui”, contou.

Reginaldo Francisco, também filho de Dona Paula, mora na Alemanha há 30 anos e voltou para o Brasil para acompanhar o velório da mãe em dezembro, mas não chegou a tempo. Mesmo assim, fez questão de participar da homenagem. “Estar aqui hoje é uma forma de homenageá-la. Toda contribuição que ela prestou ao samba, cultura, crianças e a ajuda que ela deu para a comunidade serão levados para sempre e ficará eternizado na memória do cidadão barra-mansense”, enfatizou.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, afirmou que o calçadão Dama do Samba é uma forma de reconhecimento a cultura barra-mansense. “A personalidade do samba de Barra Mansa é a Dona Paula de Jesus Francisco. Destinar um espaço como esse, cartão postal da cidade, a uma das manifestações culturais mais importantes que nossa cidade tem é fundamental para o reconhecimento do samba que nunca ficou desamparado em nossa cidade”, finalizou.

Reurbanização da Beira Rio e Novo Terminal de Ônibus

Além do calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, o local passará a abrigar nos próximos meses o novo terminal de ônibus, que será realocado da Rua Juiz Antônio Ciani, ao lado do Parque Centenário, para a Avenida Presidente Getúlio Vargas. Segundo o sub-diretor Executivo da Susesp, Marco Chiesse, a reurbanização contempla a faixa marginal do Rio Paraíba do Sul com vista para a Ponte Ataulfo Pinto dos Reis, mais conhecida como Ponte dos Arcos. “A obra abrange um calçadão ligando as avenidas Presidente Getúlio Vargas e Argemiro de Paula Coutinho, passando sob a Ponte dos Arcos, criando assim um local para a prática de exercícios entre a Câmara dos Vereadores e o Fórum sem precisar atravessar a rua”, explicou.