Quatis divulga esquema de trânsito para o carnaval

Com a realização do carnaval de Quatis, cuja programação se inicia na tarde deste sábado, dia 10, e vai até o final da noite de terça-feira, 13, o trânsito da área central do Município sofrerá modificações. Através da Secretaria Municipal de Ordem Urbana, a prefeitura informou que alguns trechos das avenidas e ruas principais serão interditados. A Guarda Municipal terá agentes nas vias públicas para orientar os motoristas sobre os pontos fechados à circulação de veículos e as vias liberadas para o estacionamento.

A interdição do trânsito se iniciará sempre às 15 horas dos quatro dias de realização do carnaval e valerá até às seis horas do dia seguinte. Neste período, estará proibido o tráfego de carros e motocicletas na Avenida Nossa Senhora do Rosário, entre a Praça Getúlio Vargas (praça da igreja matriz) e a Praça Teixeira Brandão, em frente à Casa Santa Maria.

Já nas ruas professor Pessoa de Barros, coronel José Leite e coronel João Tibúrcio, a interdição acontecerá entre a Avenida Avelino Batista Soares (via onde se localiza a Caixa Econômica Federal) e a Rua Faustino Pinheiro, na qual ficam a agência do Banco do Brasil e a Câmara Municipal. Nos demais horários, o tráfego de veículos e o estacionamento serão permitidos, principalmente na Avenida Euclides Guimarães Cotia, acesso principal ao Município para quem vem da Via Dutra, e nas ruas do bairro Jardim Pollastri.

Com relação ao itinerário dos ônibus das linhas intermunicipais que ligam Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Porto Real ao Município de Quatis, a Secretaria de Ordem Urbana da prefeituraanunciou que o itinerário também terá pequenas alterações durante o horário dos eventos do carnaval. No entanto, a Secretaria destaca que os ônibus vão passar normalmente em todos os horários no ponto situado em frente ao CRAS do Centro (Centro de Referência de Assistência Social), tanto para embarque quanto para desembarque.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, João Evangelista Eurico, 35 agentes da corporação vão atuar durante os quatro dias da programação de carnaval, prioritariamente na vigilância e na orientação do trânsito. Os guardas estarão trabalhando em escalas de 12 por 12 horas, no sábado, domingo, segunda e terça-feira. Desse total, 12 estarão trabalhando durante o dia e o restante (23 agentes) no período da noite.

A programação do carnaval de Quatis em 2018 vai ser concentrada na Avenida Nossa Senhora do Rosário, a partir da Praça Getúlio Vargas (logradouro no qual ficará o palco principal) até a Praça Teixeira Brandão. Já na Rua João Tibúrcio, próxima a praça da igreja matriz, serão realizadas as matinês. Toda a estrutura necessária, entre elas o palco com estrutura metálica e a tenda destinada às matinês, já está sendo montada.

Com o objetivo de garantir mais tranquilidade aos foliões, o carnaval este ano começará e vai terminar mais cedo. O início dos festejos nos quatro dias será sempre às 15 horas, sendo que no sábado, domingo e segunda, a programação terminará à uma hora da madrugada seguinte. Na terça-feira, os eventos terminarão à meia-noite.100