Consórcio de Segurança define pauta que será levada ao interventor federal

Integrantes do Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Vale do Paraíba Fluminense (Cisegci) se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 1º, no CESP (Centro Estratégico de Segurança Pública). A reunião foi coordenada pelo diretor executivo do Cisegci e vereador, Jefferson Mamede, e discutiu as prioridades de ações e políticas públicas necessárias para fortalecimento da segurança pública na região Sul Fluminense.

Participou também o delegado da 90ª DP, Ronaldo Aparecido de Brito; o comandante da 2ª Cia do 28ª Batalhão da Polícia Militar, tenente Alcimar Videira Dias; o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani; o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir; representantes do Codec-BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico),além de secretários e gestores municipais de segurança dos seguintes municípios da região: Barra do Piraí, Angra dos Reis, Volta Redonda, Quatis, Porto Real e Piraí.

Segundo o diretor executivo do Consórcio, Jefferson Mamede, os gestores com orientações das polícias civil e militar, estabeleceram prioridade que serão apresentadas ao presidente do CISEGCI, o prefeito Rodrigo Drable, e posteriormente ao general Walter Souza Braga Netto, responsável pela Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. “Entendemos ser urgente o fortalecimento das atividades policiais com reaparelhamento e aumento do efetivo, mas fomos unânimes em reconhecer que a integração dos órgãos com os municípios, principalmente com apoio das guardas municipais, colaborará com redução dos índices de criminalidade e prevenção a violência”, completou Mamede.

O delegado da 90ª DP, Ronaldo Aparecido, destacou que a parceria entre as guardas municipais e as policias Militar e Civil colaboram para o aumento da segurança nas ruas. “O trabalho já realizado pelas guardas em apoio às polícias atualmente, tem desobrigado os operadores de funções administrativas e possibilitando maior contingente nas ações ostensivas”, completou. Durante a reunião, também foram restabelecidos os trabalhos da Câmara Técnica de Segurança Pública do Cisegci.