Chuvas causam transtornos na zona rural de Quatis

A chuva ocorrida na cidade de Quatis neste domingo causou transtornos na zona rural, o que motivou a prefeitura a mobilizar três máquinas retroescavadeiras e três caminhões para desobstruir as estradas afetadas principalmente por quedas de barreira e de galhos de árvores nos distritos de São Joaquim e Falcão. Foram registrados ainda transtornos nas comunidades de Joaquim Leite e quilombola de Santana. Na área central de Falcão, pela segunda vez em menos de uma semana, a chuva provocou muita lama e alagou casas. No entanto, não há registros de famílias desabrigadas no Município.

Na serra de Joaquim Leite, uma máquina foi deslocada para socorrer um caminhão leiteiro, que ficou atolado em razão da grande quantidade de barro. No caso de Falcão, a prefeitura enviou duas máquinas, uma com o objetivo de promover a limpeza da área central e a outra visando retirar a terra que caiu dos morros às margens da estrada que liga a localidade ao distrito de São Joaquim.  A quarta máquina trabalha em estradas de acesso à comunidade quilombola de Santana.

Na noite de quarta-feira, 28 de fevereiro, uma forte chuva já havia causado os mesmos transtornos em Falcão, e a situação foi normalizada logo depois com a ação imediata da prefeitura. Assim como ocorreu quarta-feira passada em Falcão, o prefeito Bruno de Souza (MDB) acompanhou pessoalmente nesta segunda-feira o trabalho das equipes de emergência nas estradas rurais atingidas pela chuva deste domingo.

– No momento, toda atenção da Prefeitura de Quatis está voltada para manter as estradas rurais desobstruídas, dai as ações imediatas que realizamos sempre quando tomamos conhecimento da ocorrência de transtornos. Estamos empenhados em assegurar o transporte da produção leiteira, pois temos a consciência do prejuízo que a interdição de uma estrada acarreta no dia a dia do produtor e consequentemente na vida do Município, uma vez que a agropecuária é a atividade principal da economia de Quatis – declarou o prefeito, acrescentando que, segundo o serviço de meteorologia, deve chover na cidade pelo menos até o próximo sábado, 10 de março.

OUTROS SERVIÇOS –Além das ações de emergência realizadas nesta segunda-feira, a região de Joaquim Leite receberá novos serviços de recuperação de estradas rurais, através da colocação de escória nos trechos mais críticos, troca de manilhas e limpeza de bueiros.

A informação é do próprio prefeito Bruno de Souza (MDB), segundo quem a programação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural prevê os serviços de melhorias na estrada Joaquim Leite-Pinheiros e em duas vias que dão acesso àquela região por meio da Rodovia RJ-159, totalizando sete quilômetros atendidos e 40 produtores rurais beneficiados. A escória destinada à execução destes trabalhos já foi transportada do depósito da prefeitura na área urbana para Joaquim Leite.