Samuca Silva se reúne com diretores escolares

O prefeito Samuca Silva se reuniu na noite desta segunda-feira, dia 5, com diretores das escolas municipais de Volta Redonda. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Niterói, e serviu para o chefe do Executivo ouvir as principais demandas dos diretores.

É mais uma mostra de que quando o diálogo e transparência prevalecem, sempre será possível caminhar. Respeito muito o funcionalismo. Era o nosso compromisso essa questão do PCCS e com a concordância do sindicato a respeito da nossa proposta, vamos caminhar ainda mais com as melhorias para o funcionário publico. Estamos dando um passo que há anos é buscado e a prefeitura sempre recorria à justiça para protelar. A proposta representa e materializa efetivamente a vontade da prefeitura em pagar e valorizar o servidor”, frisou Samuca Silva.

Ele também se comprometeu a estudar a possibilidade de aplicar o GAP (Gratificação de Atendimento Pedagógico) aos diretores titulares das unidades municipais. A gratificação é 20% do valor do salário. “Não posso prometer o que não consigo cumprir. Solicitarei à Secretaria de Administração um estudo de impacto para saber quanto custará essa gratificação aos diretores”, afirmou Samuca Silva, respondendo uma das demandas apresentada na reunião.        

Em relação à estrutura física da escola, a secretaria realizou um mapeamento em todas as unidades de Volta Redonda e, agora, está sendo feita levantamento do custo de cada obra. Porém, Samuca Silva disse que é necessário enumerar as prioridades. “Precisamos de recursos para reformar as escolas. Não posso enganar: não é possível atender todas as unidades. Precisamos saber quais as prioridades em toda a rede municipal”, frisou Samuca Silva.

A Secretaria de Educação terá a disposição funcionários de manutenção (bombeiro, eletricista, pedreiro) para realizar os pequenos reparos emergenciais das escolas. E ainda: nesta terça-feira, dia 7, começaram a chegar 60 novos funcionários de limpeza que atenderão as escolas. Para melhorar a eficácia no atendimento aos pais e profissionais da secretaria, a prefeitura deslocará um funcionário da Educação para atender as demandas na CAU (Central de Atendimento Único).         

Agora, as reuniões entre o Samuca e os diretores serão mensais. “Quero manter o diálogo com vocês (diretores) para saber o que está acontecendo na ponta, sem tirar a autonomia da secretária de Educação, Rita de Cássia Andrade, que tem minha total confiança à frente da secretaria”, disse Samuca Silva. O próximo encontro será no dia 02 de abril, segunda-feira, em local ainda a ser definido.

Os participantes elogiaram a postura do prefeito de Volta Redonda: “Momentos anteriores da cidade, não vimos esse contato do prefeito com os diretores. Só o fato de termos uma reunião com o prefeito é um grande avanço para a Educação”, disse Virgílio Lisboa, diretor da Escola Júlio Caruso.

Luís Felipe Nóbrega, diretor geral Escola Walmir de Freitas, concordou e complementou: “Sabemos que precisamos avançar, mas só a abertura do diálogo com o prefeito já podemos considerar com um passo enorme para melhoria da nossa educação”.