Programa de microcrédito da AgeRio está disponível para Microempreendedores de Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico renovou com a  AgeRio – Agência Estadual de Fomento, o Acordo de Cooperação Técnica para implantação do Programa de Microcrédito do Município.

O acordo foi firmado no dia 07 de março, pelo prefeito Eduardo Guedes e  na oportunidade também foi assinado o Termo de Adesão com vistas à realização de ação conjunta para apoio financeiro e não financeiro a Micro e Pequenas Empresas.

Para atuar no município junto ao trabalho de microcrédito, dois servidores da Sala do Empreendedor, foram capacitados como agentes de crédito. O curso foi realizado nos dias 07 e 08 de março, na sede da AgeRio,no Rio de Janeiro, onde os servidores foram recebidos pelo Gerente Executivo, Bruno Bravo.

Os agentes de crédito terão como atribuição assessorar os clientes e os potenciais clientes sobre os procedimentos operacionais necessários à concessão do crédito junto à AgeRio, realizar visita técnica ao cliente para levantamento de informações, elaborar a operação com base nas informações obtidas do empreendimento de cada cliente, observando as normas da AgeRio ,efetuar a abertura de cadastro dos proponentes dos créditos, realizar todos os contatos com os clientes, entre outras atribuições.

Com o Acordo, os microempreendedores de Itatiaia poderão ter acesso ao crédito. Todo o atendimento relacionado ao assunto será realizado na Sala do Empreendedor e de acordo com a agência, a taxa de juros será de 2.98% ao mês e crédito pode ser de 3 mil em 9 meses ou 6 mil, 9 mil ou 15 mil em um prazo de  até 24 meses.

Como contrapartida, a Prefeitura está disponibilizando os servidores , o espaço para atendimento ao público, que será a Sala do Empreendedor e toda estrutura necessária, como, equipamentos de informática  e material de expediente e mobiliário.

Todas as condições para o financiamento são repassadas pelos Agentes de Crédito que indicam fazer o cadastro, apresentando CNPJ ou CPF e data de nascimento, para em seguida o interessado realizar a simulação, e se aprovado,  fazer a contratação do crédito.Porém, para a formalização do contrato é exigido a apresentação de um fiador.

Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Andréa de Carvalho Jardim, a renovação do Termo junto à AgeRio vem fortalecer as ações já realizadas na Secretaria, que hoje conta com outros parceiros externos, como o SEBRAE, a JUCERJA, ACIATI, CDL, entre outros.

 – Esperamos atender os anseios da clientela de empreendedorismo de Itatiaia, fortalecendo o segmento e propiciando meios tanto para as Micro e Pequenas Empresas, quanto para os consumidores de Itatiaia, com serviços de qualidade –  disse a Secretária.

Todas as informações sobre o Microcrédito podem ser adquiridas na Sala do Empreendedor, na sede da Prefeitura.A Sala fica localizada na Praça Mariana Rocha Leão, Nº 20, Centro. O telefone de contato é (24) 3352 6777 ramal 317.