Resende quer conscientizar população sobre vagas exclusivas para idosos e deficientes no trânsito

Conscientizar a população sobre a importância de se respeitar as vagas de estacionamento destinadas aos deficientes e idosos é um tema que receberá uma atenção especial da Prefeitura nos próximos dias. Nesta sexta feira, 23, a Divisão de Educação para o Trânsito e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito realizarão uma campanha no Calçadão de Campos Elíseos, chamando a atenção da população para a garantia desse direito. A ação contará com a participação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e de cadeirantes, que procurarão sensibilizar a sociedade sobre o assunto.

Desenvolvida das 13h às 16h, a campanha terá como tema “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, numa alusão a um argumento muito utilizado pelas pessoas que estacionam nessas vagas exclusivas e que alegam que pararam no local muito rapidamente. Durante a atividade, a Divisão de Educação para o Trânsito vai ressaltar para os motoristas que este tipo de conduta é uma infração gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

– Nossa intenção com esta ação é conscientizar os motoristas sobre o uso correto dessas vagas, evitando a aplicação de multas e transtornos no dia a dia, além de preservar o direito das pessoas idosas e com deficiência. É uma ação educativa, pois acreditamos que educar é o melhor caminho para prevenir – explica a coordenadora do DET, Ana Lúcia Abranches.

Cartão do Idoso

Durante a ação no Calçadão uma equipe da DET atenderá as pessoas que quiserem fazer o Cartão do Idoso – documento que permite estacionar nas vagas demarcadas para este segmento em toda a cidade. Os interessados em dar entrada no documento, destinado aos maiores de 60 anos, devem comparecer ao local apresentando os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Após o preenchimento do formulário, a própria equipe da DET dará início ao processo para geração do cartão e o idoso só terá que comparecer na Prefeitura para apanhar o documento já pronto.

Além da ação realizada no dia 23, em Campos Elíseos, a campanha se estenderá também para outra atividade a ser realizada no próximo dia 27, das 13h às 16h, nas imediações do Empório Royale, no Manejo. Neste dia, a campanha contará com a participação de integrantes do projeto Gente Eficiente e abordará os mesmos temas do dia 23, porém sem o serviço de confecção do Cartão do Idoso.

Serviço

Cartão do Idoso

Local: Calçadão da Avenida Albino de Almeida, Campos Elíseos

Data: 23 de março

Horário de atendimento: 13h às 16h

Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência