Hemonúcleo de Barra Mansa visa aumentar número de doações diárias

Visando aumentar o banco de sangue, o Hemonúcleo de Barra Mansa abrirá excepcionalmente no próximo sábado, dia 24, para doações das 7 às 11h. A preocupação é com o feriado da Semana Santa, no qual aumentam as viagens e o risco de acidentes nas estradas é maior, necessitando de sangue para cirurgias de emergências nas cidades em que o Hemonúcleo é responsável pelo abastecimento comoBarra Mansa, Valença e Rio das Flores.

De janeiro a 21 de março de 2017, foram realizadas 903 doações. No mesmo período desse ano, esse número foi de 947, um aumento de quase 5%. De acordo com o coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, o principal fator para o desabastecimento é que as doações diárias não acontecem de forma regular. “Por mês nós recebemos mais de 340 doações, porém necessitamos de pelo menos 20 doadores por dia para mantermos o estoque seguro e pronto para emergências. O que acontece é uma irregularidade no número de doadores diários fazendo oscilar o estoque de sangue liberado”, explicou.

A medida, segundo o coordenador, é conscientizar os doadores que após o tempo de dois meses para homens e três meses para mulheres, essas pessoas retornem ao Hemonúcleo para doar novamente. “Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente” afirmou. Ele ainda acrescentou que após a doação são realizados exames para determinação do grupo sanguíneo e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue. Esses exames ficam prontos em até sete dias e o doador tem acesso ao resultado.

O coordenador reforçou que a carência principal é de sangue do tipo O+ e O-, que é o doador universal, mas todos os outros tipos são muito bem-vindos. Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos de idade. Os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. O doador tem que estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Outra indicação importante é que o doador deve ter se vacinado contra a febre amarela há mais de 30 dias.

O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, anexo à Santa Casa de Barra Mansa situado à Rua Pinto Ribeiro, 205, Centro.

Requisitos básicos para doar sangue

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessitam de autorização).

» Pesar no mínimo 50 kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Ter se vacinado contra a febre amarela há mais de 30 dias

» Não ter visitado áreas consideradas de risco para a transmissão contra a febre amarela em menos de 30 dias

» Apresentar documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social).