Encenação da Paixão de Cristo de Rialto completa 35 anos

Uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas de Barra Mansa, a encenação da Paixão de Cristo do distrito de Rialto completa 35 anos em 2018. Nesta edição, o espetáculo acontece no dia 30 de março, na sexta-feira Santa a partir das 16h pelas ruas do distrito.

A encenação é resultado de um reconhecido e grandioso trabalho voluntário, sendo uma tradicional manifestação da cultura popular barra-mansense. Uma tradição antiga que se renova com o mesmo vigor há mais de três décadas. De grande desafio e responsabilidade, traz frutos como o envolvimento de jovens, crianças e adultos com o teatro e o evangelho, possibilitando assim um bom desenvolvimento da cultura popular e religiosa.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa Marcelo Bravo, afirma que a Paixão de Cristo de Rialto é uma atividade cultural da cidade que tradicionalizou a cultura popular no município. “Um espetáculo como esse que acontece há mais de três décadas, conta com um envolvimento de todo um povo que espera e se envolve com grande potência e energia. Isso faz com que a Encenação da Paixão de Cristo do distrito de Rialto seja reconhecida como um patrimônio da cidade”, disse o presidente.

Com objetivo de manter viva a tradição do distrito, a própria comunidade se divide em fazedores de cultura e desempenham papéis de produtores e atores.  A peça inova a cada ano sem deturpar a história original, misturando diversas religiões num espetáculo altamente ecumênico, demonstrando a responsabilidade social que possuem.

Uma das responsáveis pela comissão e organização do evento, Dayana Oliveira, conta com exclusividade que em 2018 foram trazidas novas ideias e somadas à produção dessa sexta-feira Santa. “Com essa encenação, que visa a evangelização, trazemos novos atores, novas cenas, uma nova forma textual e ainda, mais efeitos especiais dignos do público espectador. Será uma incrível encenação e uma grande surpresa”, afirma.

Para o produtor do evento, Mathusalém Silva, grandes histórias merecem ser bem contadas. “A tradição da Paixão de Cristo é uma das maiores e mais significativas manifestações culturais e religiosas de Barra Mansa. Sinto-me extremamente feliz por participar da produção da 35ª edição de um espetáculo como esse, que carrega tanto sentimento bom de uma comunidade que se aproxima cada vez mais da raiz da cultura. É simplesmente emocionante aprender com a comunidade tudo aquilo que eles já realizam há anos”, afirma. 

Para interpretar o personagem de Jesus Cristo, o ator Victor Peçanha foi convidado pela Comissão e afirma que se emocionou e se sentiu privilegiado ao receber o convite. “O convite me pegou de surpresa! Mas o recebi como um enorme desafio. É uma imensa responsabilidade interpretar Jesus Cristo, ainda mais em um evento que é considerado tradição para a população e acontece há décadas. Os ensaios estão sendo ótimos. A cada dia me sinto mais empolgado e feliz por ver tanta gente envolvida nesse evento. Aproveito aqui o convite para que a nossa região venha e prestigie esse espetáculo emocionante que marca os 35 anos da Paixão de Cristo de Rialto”, afirmou.

O evento é organizado pela Comissão da Encenação da Paixão de Cristo de Rialto e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra Mansa por meio da Fundação Cultura Barra Mansa. A Paixão de Cristo faz parte do Calendário Cultural do município, previsto no Sistema Municipal de Cultura Lei 4.602/2016.

PAIXÃO DE CRISTO DE RIALTO

A Encenação da Paixão de Cristo de Rialto é uma celebração religiosa que acontece há pelo menos trinta e cinco anos no distrito de Rialto, na cidade de Barra Mansa. Cerca de 200 moradores do distrito de Rialto se juntam para recontar a Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa. Desde 1983, a história da morte e ressurreição de Jesus é encenada pelas ruas do distrito e sua apresentação pode dura em torno de três horas. A peça tem cenários montados em diversos pontos do trajeto e o elenco é formado por atores da própria comunidade.