Estrada da Serrinha recebe reparos estruturais

A Prefeitura de Resende iniciou, semana passada, um intenso trabalho de recuperação de vários trechos da Estrada Joaquim Criminal, localizada na Serrinha do Alambari, um dos principais pontos turísticos do município. Devido ao grande volume de chuvas que atingiu a região no início do mês de março, alguns pontos da estrada ficaram bastante prejudicados e desgastados, com pedras que ficaram à mostra, dificultando o tráfego de veículos. O trabalho de recuperação da via envolve máquinas pesadas e caminhões.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Alberto Werneck, os problemas na estrada surgiram principalmente em função das fortes enxurradas que desceram o leito da estrada, arrastando a camada de terra responsável por estabilizar as condições da pista. Com isso, uma grande quantidade de pedras ficou à mostra, deixando a estrada desnivelada e com tráfego bem difícil, especialmente para os veículos mais baixos.

Ainda segundo o secretário, além da composição do solo, com muitas pedras, outros fatores também contribuem para piorar as condições da pista, como as ruas estreitas e muito próximas dos limites das casas, o que torna o trabalho das máquinas mais delicado e com risco de atingir as tubulações de água e esgoto existentes no local.

Para melhorar as condições da estrada e consequentemente o deslocamento dos moradores, a Prefeitura está fazendo o nivelamento do piso e colocando escória e terra em alguns pontos da via para que seja refeita a camada que regula e estabiliza o solo. A equipe que atua no local conta com caminhões, máquina patrol, retro escavadeira e um rolo compactador. A maior dificuldade, conforme explica o secretário, é fazer a adesão dos materiais ao solo, onde  ainda existem muitas pedras soltas.

– Com o trabalho que estamos executando na Serrinha, vamos garantir um conforto maior para quem utiliza a estrada diariamente, além de diminuir os riscos e estabilizar o fluxo de veículos – explicou Figueiredo.

Entre os locais mais problemáticos e que estão sendo beneficiados com os trabalhos executados pela Prefeitura, estão trechos localizados perto do portal de entrada da Serrinha e na região próxima ao Camping Clube. Durante os reparos, o tráfego de veículos não precisou ser interrompido, mas a Secretaria de Desenvolvimento Rural solicita que os motoristas redobrem a atenção e reduzam a velocidade aos circularem no local, em função da presença de máquinas nas pistas. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até o final desta semana.