Volta Redonda realiza oficina sobre Código de Obras

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR), dando continuidade aos debates para a revisão do Plano Diretor do município, realizou nesta quarta-feira, dia 28, uma oficina sobre o tema Código de Obras. O encontro foi realizado no auditório da Universidade Geraldo Di Biasi (UGB).

A oficina foi aberta pelo novo diretor-presidente do IPPU-VR, Márcio Lins. “Esse trabalho é muito importante para o futuro da cidade. Por isso a participação popular e dos profissionais da área são importantes. Essa revisão vai melhorar o desenvolvimento da cidade, planejando esse desenvolvimento urbano”, afirmou o diretor.

O objetivo da oficina é debater melhorias na legislação urbana, a partir da lei atual. Os técnicos do IPPU já realizaram uma análise prévia com sugestões de mudanças da lei e elas, durante a oficina, são debatidas com os presentes para a legislação ser melhorada através de colaboração.

O Código de Obras estabelece normas técnicas para todo tipo de construção e define os procedimentos de aprovação de projeto e licenciamento para execução de obras, além dos parâmetros para fiscalizar o andamento da obras.

O diretor do Departamento de Planejamento Urbano do IPPU, Gerval de Almeida Junior, explicou que a revisão prevê adequar à legislação atual e modernizar, já que Volta Redonda possui um conjunto de leis de 1976. “Devido a importância da legislação de Código de Obras, vamos realizar mais duas oficinas com o mesmo tema”, comentou.

Já o prefeito Samuca Silva destacou que as oficinas são apenas uma parte do processo de revisão do Plano Diretor. “Queremos modernizar a lei visando ter normas mais modernas e eficientes. E queremos a participação popular nesse processo. Por isso, ainda em abril, vamos começar a levar os debates sobre o Plano Diretor para os bairros da cidade”, disse Samuca, ressaltando que a cidade foi dividida em 21 setores estratégicos.

Para acompanhar todo o processo de revisão do Plano Diretor, é só acessar site: http://www.planodiretor.ippuvr.com.br/.

Confira a programação das próximas oficinas:

04/04 – Oficina: Código de Obras (Parte 2)

11/04 – Oficina: Código de Obras (Parte 3)

18/04 – Oficina: Macrozoneamento (Parte 1)

25/04 – Oficina: Macrozoneamento (Parte 2)