Conselho Tutelar de Quatis abre inscrições para eleição de suplentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município confirmaram para esta segunda-feira, dia 02 de abril, o início das inscrições destinadas a eleger cinco membros suplentes do Conselho Tutelar de Quatis. As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de abril, no Centro Administrativo da Prefeitura, nos horários de 9 às 12 horas, e de 14 às 16 horas.

Qualquer eleitor cadastrado pela justiça eleitoral no Município de Quatis poderá votar no pleito, cuja realização está prevista para o dia 26 de agosto, de 8 às 17 horas.

Os suplentes eleitos vão completar o mandato do quadriênio 2016-2020, e receberão o salário mensal de R$ 954,00 sempre quando assumirem as vagas dos conselheiros titulares. Para se candidatar, os interessados precisam preencher os seguintes requisitos: idade acima de 21 anos, ensino médio completo ou grau de escolaridade a esta fase do ensino regular, residência em Quatis há pelo menos dois anos, não ter sido destituído nenhuma vez do cargo de conselheiro tutelar e estar em dia com os seus deveres políticos.

– O Conselho Tutelar tem atribuições de fundamental importância na garantia dos direitos dos segmentos da infância e adolescência. Estamos, portanto, fazendo um chamado aos cidadãos no sentido de que se coloquem à disposição desta instituição, cuja missão é proteger estes dois segmentos da nossa população, além de assegurar o acesso das crianças e adolescentes aos serviços públicos essenciais, como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, entre outros – a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Irenia da Costa.

Os eleitores poderão votar no dia do pleito, em quatro urnas instaladas na cidade, duas delas na área urbana e a outras duas nos distritos da zona rural, sendo uma em Falcão e a outra em São Joaquim. Todas as informações sobre o processo de inscrição neste mês de abril e a eleição em agosto poderão ser obtidas através do edital inserido no site da Prefeitura de Quatis. O endereço é www.quatis.rj.gov.br (link Eventos em Destaque, na parte inferior da página principal -lado esquerdo).

Em encontro regional dos conselheiros tutelares ocorrido há cerca de dois meses, no auditório da Prefeitura de Quatis, o prefeito Bruno de Souza (MDB) reafirmou o apoio da administração municipal ao conselho tutelar da cidade. Ele explicou que “a prefeitura vem cumprindo suas atribuições ao assegurar programas de inclusão social para crianças, adolescentes e os jovens do Município, oferecendo a estes segmentos perspectivas de um futuro melhor”. De acordo ainda com Bruno, “os programas de inclusão social para estes três segmentos são desenvolvidos nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura, recreação e assistência social, entre outras áreas essenciais”.