Guarda Ambiental recebe denúncia de descarte irregular de medicamentos em Barra Mansa

A Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa, por meio da Guarda Ambiental, recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 29, uma denúncia sobre descarte irregular de materiais, inclusive medicamentos. Os materiais foram encontrados à margem da Via Dutra KM 276, sentido São Paulo, na altura do bairro Vila Ursulino. Entre os itens descartados estavam boletos de pagamentos, cartões bancários e centenas de caixas de medicamentos válidos e alguns vencidos.

Segundo o chefe de Divisão da Guarda Ambiental, Glécio Moura, não houve flagrante do ocorrido. “Nós recebemos uma denúncia anônima sobre o descarte irregular, mas ao chegarmos no local não foi localizado o carro e nem o autor da ação”, comentou ao lado do guarda ambiental Rogério de Araújo Silva.

O Secretário de Meio Ambiente, Roberto Beleza, explicou que o recolhimento dos produtos para o descarte adequado foi feito pela Guarda Ambiental e Vigilância Sanitária e apoio da CCR Nova Dutra, concessionária que administra a rodovia. “Após o descarte correto, será feita uma investigação para descobrir o responsável. Identificado, ele poderá ser enquadrado na lei de crimes ambientais nº 9.605/98 que determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente passível de punição por multa e/ou detenção, além de arcar com os custos operacionais”, finalizou completando que o autor também pode responder de acordo com Lei Ambiental Municipal nº 3049/98.