Aulão reúne 500 idosos no Parque Tobogã em Resende

A manhã desta terça-feira, 3 de abril, vai ser animada no Parque Tobogã. E motivos para isso não vão faltar. O principal deles é o número de pessoas, a maioria com mais de 60 anos, que promete marcar presença no local com muita energia para gastar num aulão de ginástica ao ar livre. O evento, que deve contar com mais de 500 pessoas, promete não só agitar o parque como também provar que com carinho, respeito e atividades físicas adequadas, é possível envelhecer de uma forma saudável e com muita qualidade de vida.

A atividade, que contará com a participação de 12 professores que já atuam no Programa Melhor Idade Ativa, desenvolvido pela Prefeitura de Resende, terá início às 8h com um café da manhã comemorativo à Páscoa. Logo depois, os integrantes do programa participarão do aulão de ginástica, que será finalizado com uma caminhada de “volta à calma” no entorno do parque. Durante o exercício, os idosos também serão incentivados a adotar técnicas de yoga para controlar a respiração, aumentando assim os benefícios desta atividade física para o seu organismo.

Durante o encontro, que deverá contar com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, serão anunciadas novas ações que serão incluídas no Programa Melhor Ativa, como cursos e atividades de lazer, como o Baile da Melhor Idade, que deverá ser realizado uma vez por mês, reunindo idosos de várias partes do município. A atividade, muito apreciada pelos integrantes do programa, ajuda a manter o corpo em movimento e promove a confraternização entre os idosos, além de ser um instrumento de inclusão social. E a primeira edição de 2018 já tem data para acontecer: será na próxima quinta-feira, 5 de abril, às 20h, no Espaço Tontina, com participação musical da dupla Willian & Misael.

– É muito importante que os idosos, além de conviver com pessoas mais jovens, também conversem entre si, se confraternizem, façam atividades sociais em grupos, porque são pessoas que têm interesses em comum. Com este tipo de evento, além de proporcionarmos a eles bons momentos de lazer, também estamos investindo no seu bem estar emocional e na sua qualidade de vida, que são fundamentais para as pessoas desta faixa etária – explica o coordenador do programa, Carlos Eustáquio Cunha.

Polos pela Cidade

Criado para valorizar, apoiar e incentivar quem já fez muito pela sua família, seu bairro e sua cidade, o Programa Melhor Idade Ativa conta atualmente com mais de 1.500 idosos inscritos. São homens e mulheres, com idade entre 50 e 90 anos, que participam de diversas atividades desenvolvidas pela Prefeitura num dos 32 polos do programa, espalhados pelos bairros Jardim Jalisco (Parque das Águas), Baixada Olaria, Visconde de Mauá, Rio Preto, Jardim Aliança II, Morro do Cruzeiro, Surubi, Cabral, Paraíso, Alambari, Vicentina, São Caetano, Fazenda da Barra II, Jardim do Sol, Cidade Alegria, Parque Minas Gerais, Toyota, Fazenda da Barra III, Vila Julieta (Parque Tobogã), Itapuca, Lavapés e Campos Elíseos.

Há bairros que comportam mais de um polo, onde são realizadas regularmente atividades como alongamento, ginástica, caminhadas e até exercícios como abdominais e flexões, realizados em um ritmo compatível e de forma adequada para este segmento. Além das atividades físicas, os polos de atendimento promovem ainda passeios, palestras sobre qualidade de vida e sobre patologias específicas da terceira idade, e eventos de sociais e de confraternização, como chás e cafés.

Como participar

Quem estiver na faixa etária atendida pelo programa e quiser participar das atividades desenvolvidas pode fazer sua inscrição no polo mais próximo de sua casa. Lá, além de preencher uma ficha com informações gerais, o idoso também deverá apresentar um atestado médico comprovando que ele está apto a realizar as atividades físicas propostas pelo programa.