Resende entrega sétima escola revitalizada

Sete unidades escolares totalmente revitalizadas, 1.160 estudantes beneficiados e 234 novas vagas criadas em creche. Este é o saldo do programa Revitaliza Resende, desenvolvido pela Prefeitura,  na área da educação. A última unidade revitalizada, a Escola Municipal de Educação Pré-Escolar Bairro Alambari, será entregue nesta terça-feira, dia 10, às 7h30 da manhã com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, da secretária municipal de Educação, Rosa Frech, e da presidente do Instituto Educar, Alice Brandão.

Durante a inauguração, que está sendo realizada no horário em que os alunos chegam à escola, os pais e responsáveis serão convidados a entrar na unidade e ver como as instalações ficaram, após as intervenções feitas pela Prefeitura. Entre as melhorias realizadas no prédio, que estava há 12 anos sem receber obras, estão a concretagem do piso, troca das portas e janelas, retirada de infiltrações e do mofo, e a realização de serviços de pintura que deixaram a fachada da escola irreconhecível, de tão bonita e colorida. Além disso, a escola também ganhou uma brinquedoteca e um depósito onde serão guardados os utensílios e mantimentos utilizados na preparação da merenda escolar.

Com tantas melhorias e intervenções, a escola, que conta atualmente com 136 estudantes, vai ampliar sua capacidade de atendimento abrindo 40 novas vagas. Com isso, sua capacidade total chegará, ainda em 2018, a 176 alunos. Localizada na Estrada da Vargem Grande, o Pré-Escolar Bairro Alambari atende crianças com idade entre 3 e 5 anos, nas modalidades de ensino Pré I e II, e Turma Creche.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o trabalho de revitalização das unidades escolares, cuja meta é atingir 50% da rede ainda este ano, começou em 2017 com a recuperação da Creche Municipal Pedacinho do Céu, onde estudam 52 crianças. Já este ano, a Prefeitura entregou as obras realizadas nas creches Morro do Cruzeiro, Novo Surubi e José Roberto Sampaio, localizada no bairro São Caetano. Entre as escolas, o programa de revitalização trouxe vida nova, em 2018, para a Maria de Assis Barboza, no Cabral, e Esther Politi, na Fazenda da Barra II. Em todas elas, a Prefeitura realizou obras de melhoria na infraestrutura e pintura com motivos infantis, que deixaram o ambiente escolar muito mais atraente.

As próximas comunidades beneficiadas com as ações do Revitaliza Resende na educação são Engenheiro Passos, onde a Prefeitura está fazendo obras na Creche Municipal Rubens da Silva Lamim, e Fazenda da Barra II, onde a Escola Municipal Jardim das Acácias está recebendo um tratamento especial.

 

Rede Ampliada

Além das sete unidades escolares já beneficiadas pelo Revitaliza Resende, a Prefeitura também ampliou, em 2017, a capacidade de atendimento da Escola Municipal Professor Carlinhos, na Fazenda da Barra III, que ganhou 11 novas salas de aula para receber os 430 novos alunos que chegaram à unidade, após a ocupação dos condomínios habitacionais Gardênia e Tulipa; e inaugurou o CEMEI Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio, na Morada da Barra, que entrou em funcionamento este ano atendendo 170 crianças.